O sistema viário principal apresenta uma série de problemas, sobre tudo, decorrentes da desarticulação entre os vários setores que foram criados desde a fundação da cidade desta forma, encontra-se pistas duplas que se ligam com pistas simples sendo que na maioria dos casos, não há um alinhamento de eixos ou ainda, os raios de giro são insuficientes para as manobras de vínculos longos.
A falta de um sistema de transporte coletivo eficiente, aliado às premissas do urbanismo funcionalista sobre tudo quanto à setorização de atividades e baixa densidades favoreceu o transporte individual, nas diversas formas de deslocamento.O resultado deste modelo é que o poder público tem que mostrar constantemente, altas somas de recursos na ampliação, capacitação e manutenção viária.
O aglomerado formado pelas cidades de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia correspondem a 39,7 % da população do Distrito Federal ( IBGE-1996 ).
Constata-se que o corredor constituido pela avenida Hélio Prates e avenida Comercial em Taguatinga, principalmente no lado norte, detém o maior números de viagens.
Este trecho não foi, entretanto contemplado pelo trajeto do metrô que o indica.
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